Antarte Center e Antarte Museum inaugurados por Ramos-Horta e Siza Vieira
Mário Rocha, CEO da Antarte, recebeu no dia 27 de abril, o Presidente da República de Timor-Leste e o arquiteto Álvaro Siza Vieira para inaugurarem o novo centro da Antarte que integra um museu ímpar, que reúne a história da marcenaria e da marca Antarte.
O evento da inauguração do Antarte Center e do Antarte Museum contou com a presença especial do presidente da República de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, e do primeiro Prémio Pritzker português, o arquiteto Álvaro Siza Vieira.
A descerrar a placa de inauguração do Antarte Center, que representa um investimento de 4,5 milhões de euros, estiveram o Nobel da Paz, José Ramos-Horta e Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte.
O Antarte Museum, um museu único na Europa, nascido da paixão de Mário Rocha em honrar a história da marcenaria, foi inaugurado pelo primeiro Prémio Pritzker português, o arquiteto Álvaro Siza Vieira e pelo Nobel da Paz, José Ramos-Horta. O museu representa um investimento de 1,4 milhões de euros.
O evento, apresentado por Jorge Gabriel, contou com a presença de personalidades de diversos quadrantes como o jornalista e pivô Carlos Daniel, o ex-internacional português e treinador Paulo Sousa, o campeão do mundo de ciclismo Rui Costa, o árbitro internacional Artur Soares Dias, o Chef Chakall, a atriz Catarina Gouveia, o jornalista e comentador Carlos Magno, os presidentes das Câmaras Municipais do Crato e de Tabuaço, o escultor Zulmiro de Carvalho, o pintor Manuel Casal Aguiar e o artista plástico Pedro Guimarães.
Mário Rocha & Jorge Gabriel // Carlos Daniel // Paulo Sousa & Cristina Möhler
Rui Costa // Artur Soares Dias & Alexandra Martins // Chakall
No discurso dirigido às duas centenas de convidados, Mário Rocha considerou o Antarte Museum “um sonho tornado realidade. Iniciei a minha carreira na Marcenaria que considero ser a filigrana da carpintaria. Tive a ambição de prestar tributo a um ofício milenar que estava pouco documentado.”
O Nobel da Paz e Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta enalteceu o dinamismo e a iniciativa da Antarte, uma entidade privada, em prol da cultura. Do mesmo modo, o primeiro Pritzker português, Siza Vieira elogiou a capacidade da Antarte em promover um espaço que enriquece a cultura portuguesa.
Antarte Center completa pólo industrial da Antarte
O Antarte Center, que incorpora a fábrica de estofos, o showroom, uma galeria de arte e o Antarte Museum, completa o pólo industrial da Antarte que conta com mais de 19 mil metros quadrados. Situado em Rebordosa, Paredes, inclui a fábrica de móveis, a metalomecânica e o centro logístico.
Museu ímpar na Europa
Ao detetar a inexistência de um museu sobre o ofício da marcenaria, Mário Rocha avançou com a criação de um espaço que fosse um tributo a este ofício milenar ligado ao progresso das civilizações. O novo espaço reveste-se de importância económica na área geográfica onde a Antarte se insere e é um legado cultural para a região e para o país.
O acervo reúne mais de 1000 ferramentas e máquinas, algumas com antiguidade notável, como exemplares dos séculos XVIII e XIX, que ilustram a evolução do ofício e a nova página da história do mobiliário português, escrita pela Antarte em 25 anos de existência.
O museu oferece ainda uma experiência imersiva singular onde podem ser observados todos os momentos e projetos da Antarte. Aberto ao público, com entrada livre, de terça-feira a domingo, promove visitas guiadas mediante agendamento.