• Primavera Sem IVA, 10% + 23% Desconto
  • Primavera Sem IVA, 10% + 23% Desconto

Siza Vieira e a Antarte marcaram presença na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

Mário Rocha, CEO da Antarte, considera um sucesso ter colaborado com o premiado arquiteto português na criação de uma instalação de arte para o pavilhão do Vaticano, num dos mais prestigiados certames mundiais de arquitetura e arte.

siza,vieira,e,a,antarte,marcaram,presenca,na,bienal,de,arquitetura,de,veneza,2023,antarte,design,furniture,mobiliario

A Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 fechou portas a 26 de novembro com um balanço muito positivo: a 18ª edição recebeu 285 mil visitantes, a segunda maior afluência de sempre.

 

Destaca-se ainda a presença de seis Chefes de Estado e Primeiros-Ministros, entre os quais o Presidente da República da Alemanha, e de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia. O evento recebeu ainda 45 Ministros e Vice-Ministros. Os jovens e estudantes representaram 38% do total dos ingressos. O certame centrou-se em África, na sua diáspora, nos temas da descolonização e da descarbonização.

 

A Antarte marcou presença no evento. O comissário do Pavilhão do Vaticano na Bienal, convidou o arquiteto Siza Vieira e a Antarte, marca de mobiliário e decoração portuguesa, a realizarem uma instalação de arte a expor no pavilhão do Vaticano. Sob a temática “Encontro”, Siza Vieira desenhou uma instalação de 12 esculturas que representam pessoas que se aproximam e se saúdam. As esculturas foram produzidas pela Antarte em madeira de criptoméria dos Açores, matéria-prima sustentável em linha com a política de sustentabilidade da marca.

 

SIZA BY ANTARTE SIZA BY ANTARTE

 


A opção por esculturas de pessoas está relacionada com o tema do encontro num tempo de desencontros. Na juventude, Siza Vieira quis ser escultor. Como arquiteto, venceu o prémio Pritzker em 1992, um galardão regularmente apelidado de ‘Nobel’ da Arquitetura. Aos 90 anos, Siza Vieira cumpriu um desejo de juventude: realizar esculturas. O arquiteto encarou este projeto “como um documento e um desejo. São figuras geométricas, de certo modo toscas mas colocadas num ambiente belíssimo que é a basílica em Veneza. Há também uma intenção nesse contraste.”

 

SIZA BY ANTARTE SIZA BY ANTARTE
SIZA BY ANTARTE SIZA BY ANTARTE

 

Mário Rocha, CEO da Antarte, faz um balanço positivo do projeto com o arquiteto Siza Vieira: «O desafio de trabalhar com o mestre dos mestres da arquitetura, que teve a oportunidade de realizar esculturas ao celebrar 90 anos, era irrecusável. Construir peças de arte intemporal desenhadas por Siza Vieira na segunda edição mais visitada de sempre da Bienal de Veneza, é um justo tributo ao talento intemporal do primeiro Pritzker português.”

 

SIZA BY ANTARTE SIZA BY ANTARTE

 

Fechar

TENDÊNCIAS MAIS PROCURADAS

Contactos
Olá, poderá contactar-nos através de:
X